03 junho, 2010

Panquecas estreladas


O feriadão está chegando e eu tive um começo de semana super cansativo, então adoro cozinhar coisinhas fofas para desestressar e comemorar um diazinho de descanso. É bem provável que amanhã eu resolva fazer algo mais elaborado, mas hoje, para um lanchinho da noite decidi fazer panquecas pra mim e meu amorzão.

Inspirada pelo post delícia que as meninas do Superziper fizeram hoje resolvi dar um toque de graça às panquecas enroladinhas e como estamos maneirando na comida à noite e eu não consigo simplesmente cortar o jantar, as mini-panquecas em forma de estrelinha foram uma ótima saída.

No post do Superziper a Andréia e a Claudia sugeriam o formato de coração feito com bisnaga. A receita delas também leva menos líquidos para modelar com mais facilidade.

Eu fiz minha receita básica, que fica mais molinha. Para moldar as estrelinhas usei uma forminha de silicone que comprei na Etna há algum tempo e até este momento não tinha achado o uso perfeito para ela. Já havia feito ovos, mas não tem o mesmo resultado das panquecas.

O pulo do gato é usar frigideira bem quente, porém com fogo brando e tampar a frigideira sob a forminha para a parte de cima da panqueca assar sem deixar queimar a parte de baixo.

Fiz somente meia receita e rendeu 12 estrelinhas, as quais metade fiz com carne moída e parmesão ralado (não o de pacotinho, o fresco ralado grosso) e a outra metade comemos com mapple syrup, uma espécie de Karo feito da árvore de Mapple, aquela cuja folha é símbolo do Canadá.

Só um adendo sobre esta cobertura: ela custa muito, mas muuuito mais do que vale, pelo menos aqui no Brasil. Já me disseram que é um xarope muito comum nos Estados Unidos e bem mais barato e fácil de encontrar, mas fiquei maluca atrás dele porque é o ingrediente essencial para uma receita de costelinhas de porco que peguei no livro da Nigela. Ficou o máximo, é verdade, mas teria ficado tão bom quanto se usasse Karo, ou não substituisse por nada!

Ainda sobre o mapple, a quem possa interessar eu comprei no Emporium São Paulo, mas já vi no Mambo também. Ambos os mercados aqui na Zona Sul e com a mesma faixa de preço.

Nas imagens, meu queridão maluco pela sessão de importados dos mercados melecando suas panquecas com maple e acima as opções salgadas.